DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Por Eudes Batista.

Hoje 22 de março comemoram se o dia mundial da água, mais para alguns infelizmente uma data como outra qualquer. O dia mundial da água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas),em 1992, esse dia é destinado à discussão sobre assuntos pertinentes as questões a esse bem natural. O Globo terrestre é coberto por cerca de setenta e cinco por cento (75%) de água, que são distribuídas da seguinte maneira, noventa e sete por cento (97%) salgadas, que estão nos oceanos e o restante de três por cento (3%) doce, que estão em geleiras, rios, lagos e no sub-solo, sendo que apenas 0,03 % dessa totalidade é potável própria para consumo humano.

 É válido lembrar aqui neste blog, a atual situação dos corpos hídricos que retalham a cidade de Coari. O desenvolvimento socioeconômico chegou há anos no município de Coari, isso não temos dúvidas, essa mudança já foi constatada através de estudos e pesquisas e observadas também no cotidiano dos coarienses, infelizmente o município de Coari não estava preparado para tal metamorfose brusca, muitas dessas mudanças positivas e muitas negativas, das tantas negativas a destruição das belezas naturais existente no município de Coari, estou falando dos corpos hídricos bem como, igarapé do São Pedro que hoje se encontram “mortos” talvez não faça hoje parte da história do município de Coari, por ironia do destino os jovens coariense não sabem nem se existiu o citado igarapé. E os igarapés do Espírito Santo, igarapé do Pêra e o ainda intacto mais com certeza já ameaçado igarapé do Bucuará.



 Muitos são as pesquisas e trabalhos acadêmicos feitos para observância em busca da atual realidade ambiental dessas áreas. Em uma última análise feita por acadêmicos da UNOPAR, Universidade Norte do Paraná (pólo Coari-Am), nessas áreas foi observada por guisa de exemplo, que pode se citar, a construção de casas populares em toda extensão dos igarapés, sem planejamentos urbanísticos, eliminando a mata ciliar desconsiderando assim o Código Florestal Brasileiro, Lei 4.771/65, e as Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) criada pelo código florestal, inúmeras fossas sépticas construídas a margem desses corpos hídricos, tubulação de descargas com dejetos fecais despejados diretamente nos igarapés, causando a Eutrofização e dexogenação desses corpos hídricos e por conseguintes levando a destruição dos ecossistemas aquáticos.

Águas impróprias para o consumo humano devidos a existências de grandes quantidades de coliformes fecais, protozoários e muitos outros microorganismos nocivos a saúde humana. Aí você indaga, quem critica tem que ter a solução! E eu lhe respondo a solução está em todos nós isso inclui nossos governantes o Brasil estar repleto de leis ambientais, só falta boa vontade. Eu como profissional da área estou fazendo minha parte mostrando a realidades dos descasos dos corpos hídricos ainda existente no município de Coari, infelizmente essa problemática se arrasta à muito tempo.

Em quanto ninguém tomam devidas providencias faço uso de parte do texto de um artigo escrito por Daniel Maciel nesse mesmo blog. “a própria, genuína e ilimitada vida!” Por enquanto, eles estão lá no meio da cidade, tranqüilos com suas águas sofrendo calado, permanecendo apesar dos pesares, de forma divina os igarapés.

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. PARABÉNS EUDES BATISTA POR SUA INICIATIVA, NÃO SÓ O BRASIL MAS O MUNDO PRECISA DE PESSOAS COMO VOCÊ, QUE SE IMPORTA COM O BEM MAIOR, QUE HOJE TEMOS EM ABUNDÂNCIA, MAS SE NÃO FOR PRESERVADA, UM DIA PODERÁ NOS FALTAR....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato