Exposição destaca sensualidade e autoestima em mulheres da terceira idade

Em Destaque
Por -
0

A vitalidade e a sensualidade de mulheres da terceira idade são os principais ingredientes da exposição “Tamoios Porangas”, do fotógrafo Chico Batata, que
ficará em destaque até quinta-feira, 8 de março, no Centro Estadual de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, Aparecida, zona sul). O ensaio apresenta em cenas cotidianas a beleza de 27 mulheres, entre 61 e 89 anos, que redescobriram a autoestima feminina na terceira idade.

A exposição fotográfica abre a programação especial dedicada às mulheres realizada nos centros estaduais de convivência e faz parte do projeto de resgate da autoestima na terceira idade desenvolvido nos espaços de convivência, conforme orientação do governador Omar Aziz.

“Isso tudo é resultado do trabalho social que o governo faz nos centros de convivência. É algo maravilhoso. Essa exposição das fotos das mulheres da terceira idade é um exemplo de que na verdade não temos idade. O que conta mesmo é a idade do espírito. São senhoras com astral enorme, espírito iluminado, que são ótimos exemplos”, afirmou o vice-governador, José Melo, que participou da abertura da exposição, nesta terça-feira, 6 de março.

Homenagem – A ideia do ensaio surgiu há três meses, durante o trabalho da equipe de assistência social e psicologia do Centro de Convivência. “A proposta é homenagear as mulheres nesse mês que é dedicado a elas, elevar a autoestima. Todas as modelos fazem atividades aqui no centro e foram convidadas a participar”, explica a diretora do espaço, Renata Elisiário.

Professora aposentada, Ana Maria Aguiar, 66, revela que o ensaio foi a realização de um desejo antigo que acabou ficando guardado por conta da família conservadora. “Desde muito jovem, eu sempre tive vontade de trabalhar como modelo, mas meu pai era muito conservador. Depois me casei e acabou não surgindo uma oportunidade. Tem uma frase célebre que diz que a última fase é a mais gloriosa e para mim está sendo. Como a gente vem de uma sociedade conservadora, na minha geração, essa foi uma oportunidade única. Estou me sentindo uma diva!”, comemorou.

Modelo indígena – Indígena do município de Fonte Boa, Darcy Gonçalves, 89, é a mais experiente do grupo que participou do ensaio. A dona de casa, mãe de nove filhos, conta que a experiência foi extremamente insólita, mas bastante satisfatória. “Estou muito alegre. Nunca pensei na minha vida fazer uma coisa dessas. Quem nasceu no interior e hoje está aqui, não tem como não ficar feliz. Estou muito satisfeita e disposta a novos desafios. O que me mandarem fazer eu faço”, disse Darcy, que comemora no próximo mês nove décadas de vida.

Responsável por captar a beleza e a sensualidade das idosas, Chico Batata espera que o trabalho ajude as pessoas a olharem com mais respeito e menos preconceito para as pessoas da terceira idade. Em 20 anos de carreira no fotojornalismo amazonense, Batata nunca havia trabalhado com ensaios sensuais. Para ele, o projeto foi desafiador.

“Quando eu recebi o convite, me assustei e, ao mesmo tempo, encarei como um desafio. Foi como se estivesse fotografando alguém da minha família, minha avó. O resultado desse trabalho me dá um prazer enorme. Poder mostrar a beleza na terceira idade que muitos não viam, mas agora vão passar a enxergar”, disse.

Na língua Tupi, “Tamoios Porangas” significa “velhas bonitas”. A mostra será itinerante e depois do Centro de Convivência do Idoso da Aparecida será apresentada nos centros da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu nº 119, Cidade Nova, zona norte), e Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona oeste), e no Manaus Plaza Shopping (avenida Djalma Batista, Chapada, zona Centro-Sul) durante todo o mês de março. Em Iranduba acontecerá programações especial de comemoração ao Mês das Mulheres.

A exposição conta com o apoio das secretarias de Cultura(SEC), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), Sitio Sol Nascente e Pousada Iracema.

Locais confirmados para exposição em março:

6 a 8 – CECI – Aparecida
12 a 14 – CCF Padre Pedro Vignola
15 a 18 – Manaus Plaza Shopping
19 a 21 – CCF Magdalena Arce Daou
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)