Governo do Amazonas inscreve para o Oportunidade & Renda até dia 15

O Governo do Amazonas realiza até quinta-feira, 15 de março, as inscrições de interessados em participar dos cursos de qualificação profissional oferecidos através do projeto Oportunidade & Renda, lançado pelo govenador Omar Aziz. São 43 diferentes cursos com um total de 22,5 mil vagas para qualificação em Manaus e no interior até o final do primeiro semestre deste ano. Nesta terça-feira (13), primeiro dia de matrículas para os cursos da capital, foi grande a procura da população nas 40 unidades da rede estadual de ensino que recebem inscrições.


Criado com a proposta de reduzir o déficit de profissionais no mercado de trabalho e incrementar a renda da população, o "Oportunidade & Renda" está direcionado à qualificação profissional, encaminhamento da mão de obra para o mercado de trabalho e fomento a novos empreendedores. De acordo com o governador Omar Aziz, até o final do ano deverão ser oferecidas 60 mil vagas e até 2014 o Governo do Estado pretende qualificar 200 mil pessoas.
"Nós estamos procurando atender principalmente as mulheres, que não tiveram, ao longo de suas vidas, uma oportunidade de fazer uma faculdade, se profissionalizar, e, quando se veem sozinhas, ficam desamparadas. Por isso, vamos focar muito nelas", afirmou o Governador.

Entusiasmada com a vaga conquistada para o curso de Ornamentação de Festas, a dona de casa Simone Nascimento, 40, moradora do bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, contou que planeja usar o aprendizado para abrir um pequeno negócio. "Eu quero aprender e estou fazendo para montar meu próprio negócio, ter meu próprio dinheiro. É uma coisa muito importante para mim e minha família", disse.

A cozinheira Rosemara Castro, 32, trabalha como auxiliar de cozinha em um restaurante. Interessada em mudar de profissão, ela chegou cedo ao posto de matrícula para se inscrever para o curso de eletricidade. "As mulheres não empreendem muito por esse ramo da eletricidade, que é muito dos homens, mas a gente está ocupando esse espaço. Como quero mudar de área, escolhi esse curso para me qualificar e poder disputar uma vaga no mercado de trabalho".

Em busca de um novo emprego, o mototaxista Jossineuton Lopes, 34, escolheu o curso de promoção de vendas. A ideia dele é trabalhar com sua própria motocicleta prestando serviços para terceiros. "Eu estou buscando um emprego fixo e esse é um curso que me interessa. É uma área difícil, o curso é caro e quando eu soube dessa oportunidade, corri", frisou.

O "Oportunidade & Renda" é coordenado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) com a participação de vários órgãos, numa ação de transversalidade envolvendo as Secretarias de Estado do Trabalho (Setrab), da Educação (Seduc), da Assistência Social (Seas) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), além da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e o Fundo de Promoção Social (FPS).

O objetivo do Governo do Estado é qualificar mão de obra que possa assumir postos de trabalho nas áreas dos cursos ofertados ou para a geração de renda, por meio da formação de profissionais autônomos. Para alcançar este objetivo, o "Oportunidade & Renda" conta com a participação da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que vai disponibilizar crédito para os novos empreendedores. Durante as aulas, cada aluno receberá também instruções de como candidatar-se a vagas de emprego ou de como adquirir financiamento para começar o próprio negócio.

Após a conclusão dos cursos voltados para a empregabilidade, o aluno será encaminhado para cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine/Amazonas) – coordenado pela Setrab. O aluno que for qualificado para a geração da própria renda, por meio do trabalho autônomo, será encaminhado à Afeam para a avaliação e orientação para concessão do financiamento "Oportunidade & Renda", de até R$ 2,5 mil.

Locais dos cursos - Em Manaus, estão sendo oferecidas 18 mil vagas em 43 cursos de qualificação profissional, que serão realizados em quatro Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti's), 29 Escolas Estaduais e sete Núcleos do Jovem Cidadão. Os cursos possuem cargas horárias variadas de 30 a 240 horas e serão executados no horário das 18h às 21h. As aulas iniciam no dia 9 de abril e todas as escolas participantes do "Oportunidade & Renda" encontram-se identificadas com uma placa indicativa.

As inscrições serão realizadas de 13 a 15 de março nos próprios locais, no horário das 17h30 às 21h. A listagem completa dos cursos ofertados e das unidades de ensino onde eles serão realizados encontra-se no site: www.oportunidaderenda.am.gov.br.

Os documentos necessários para as inscrições são cópias do RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade e título de eleitor. Devem ser apresentados, ainda, caso a pessoa interessada disponha, a carteira de trabalho, cópia do PIS e de certificado de reservista.

No primeiro momento, o "Oportunidade & Renda" também chegará a 23 municípios do interior, com a oferta de 4,5 mil vagas em 18 cursos distintos, que iniciarão no dia 28 de maio. O período e local de inscrições serão divulgados posteriormente.










Fotos: Roberto Carlos / AGECOM






Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato