Simulado de segurança para Copa 2014 envolve 500 policiais em ação com refém e explosivo

Com o objetivo de testar estratégias integradas de segurança para a Copa do Mundo de 2014, o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), realizou na manhã desta quarta-feira, 14 de março, o primeiro simulado operacional para treinamento dos órgãos de segurança para a Copa do Mundo de 2014. A ação envolveu cerca de 500 policiais em simulações de uso de explosivo e reféns.


Coordenado pela Polícia Militar do Amazonas, o simulado foi realizado no Centro de Convenções - Sambódromo (avenida Pedro Teixeira, bairro Flores, zona centro-sul), e envolveu servidores das Polícias Militar, Civil e Federal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa) e  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans). O teste também atende a uma exigência da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), conforme explicou o titular da SSP, Paulo Roberto Vital.

"O objetivo da simulação é afinar a atuação integrada de todos os órgãos de segurança em nível Estadual, Municipal e Federal. Apesar das ocorrências, na proporção de ataque terrorista, estarem longe das situações normais com as que estamos acostumados a lidar, nós temos que estar preparados para qualquer situação de crise", disse o secretário, que também preside a Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos (Ctesge).
Vital informou que em abril próximo será realizada outra simulação, desta vez coordenada pela Polícia Civil. "A ideia da Secretaria de Segurança é expor todas as forças de segurança a situações críticas. A ação de hoje testou a perícia da Polícia Militar, a próxima segue com a Polícia Civil em outro ambiente com outra situação", disse o secretário, ao acrescentar que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Corpo de Bombeiros e demais órgãos também estão inseridos no calendário de simulações – uma a cada mês.

Simulação – A ação desta quarta-feira testou a resposta das forças de segurança a uma ameaça de bomba dentro de um dos camarotes do Sambódromo. Na simulação, um funcionário de uma empresa terceirizada, responsável em organizar um evento no Fan Fest da Copa – local que reúne fãs de futebol durante a realização de um Mundial – levou uma bomba caseira para um dos camarotes VIPs da festa e fez uma mulher refém.
A refém é liberada após uma hora de negociações realizadas pelos policiais do Comando de Policiamento Especializado da PM, que prendem a pessoa responsável pelo atentado. Com apoio da Polícia Federal, o explosivo também é destruído.

A simulação também contou com a participação de alunos do Curso de Formação da Polícia Militar. A ação também contou com reforço do Batalhão de Choque, Rocam, Comando de Operações Especiais, Corpo de Bombeiros e Samu. Esses últimos  exerceram papel importante no socorro às vítimas lesionadas.

Resultado – De acordo com o coordenador do Ctesge, coronel Dan Câmara, após o simulado de todos os órgãos de segurança para a Copa, a SSP fará um relatório conclusivo contendo todos os erros e acertos da operação teste. "A estratégia é levantar todas as possíveis falhas para que, nos próximos simulados, todos os órgãos estejam afinados", disse o coronel, ao destacar que o Festival de Parintins, em junho, servirá de exercício para a Copa de 2014.
"A partir de agora, estaremos colocando em prática todas as estratégias de segurança previstas para a Copa do Mundo de 2014", reiterou.









Fotos: Roberto Carlos / AGECOM







Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato