TSE decide barrar nas eleições desse ano candidatos com contas rejeitadas

Em Destaque
Por -
1

Em uma drástica mudança em relação a julgamentos anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (1º) impedir que candidatos com contas rejeitadas disputem as eleições a partir deste ano. Por 4 votos a 3, a corte definiu que não conced
erá registro aos postulantes a cargos públicos que tiveram as contas rejeitadas até hoje.
Segundo a ministra Nancy Andrighi, há atualmente 21 mil candidatos nesta situação. Não foi estabelecido um prazo para a avaliação de contas já rejeitadas, mas caso o TSE venha a definir um limite, o número de barrados diminuirá. “A decisão que desaprovar as contas de candidato implicará o impedimento de quitação eleitoral. Não falamos em prazo”, disse Ricardo Lewandowski. A certidão de quitação eleitoral é documento necessário para obtenção do registro de candidatura, sem o qual o candidato não pode concorrer. 
O tribunal vai analisar caso a caso eventuais liberações de candidaturas apesar da rejeição de contas. 
"O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres. Assim, a aprovação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação”, disse Andrighi ao reafirmar que quem teve contas rejeitadas não está quite com a Justiça Eleitoral.
Em 2010, o TSE tinha decidido que a simples apresentação das contas já seria suficiente para a concessão do registro. O tribunal deu nova interpretação à legislação eleitoral, o que visa evitar contestações de alteração das regras para as eleições municipais a menos de um ano antes do pleito –o que é proibido.
A Corte definiu que se as contas forem rejeitadas depois da posse de um candidato, a sanção valeria para as eleições seguintes.

Votaram a favor da decisão os ministros Nancy Andrighi, Marco Aurélio de Mello, Cármen Lúcia e o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. Contra ficaram Gilson Dipp, Arnaldo Versiani e Marcelo Ribeiro. Irritado, Dipp se manifestou e criticou a decisão ao afirmar “meu Deus do céu”.

O TSE exige dos candidatos a discriminação de gastos com comitês eleitorais, material de campanha, pessoal, entre outros. No Brasil, o financiamento é misto: em parte privado, mas também com recursos públicos do fundo partidário.
A sessão definiu as regras para as eleições municipais deste ano, em termos de arrecadação, gastos e posterior prestação de contas. A corte tinha até 5 de março, a próxima segunda-feira, para estabelecer essas diretrizes.

FONTE: UOL NOTÍCIAS

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Hoje a gestão pública encontra-se atrelada a política, ou seja, desta forma o modelo de gestão atual facilita a corrupção e os políticos atuais quando encontram-se no poder tentão de todas as formas delapidar o erário público. Vejam que o TSE demonstra uma estatística absurda de 21.000 candidatos com suas contas rejeitadas, o ideal hoje, é nosso país seguir a política pública de países desenvolvidos como os EUA e a Inglaterra, veja que nestes países, a Gestão é gerencial, ou seja, os polítcos em uma lado e a gestão em outro lado, mais essas empresas de interesses públicos que administrão estes seguimento do poder público são autonomas, andam de acordo com o que estabelece a lei e tem autonomia inclusive para licitar e tem ainda participação no orçamento anual do governo, pois que respodem pelos os serviço público são elas e respondem ainda por qualquer dano que possa prejudicar o patrimônio público.

    Portanto os passos que o país vem dando são lentos, mas porém estão vindos consistentes, e aquele que não se adequar será extinto da vida política assim como a evolução humana, pois o homem sempre teve que se adaptar aos novos tempos e ao poder da natureza.

    Que a ficha limpa, assegure a população administradores que realmente tenham compromisso com a sociedade e não com um punhado de familiares e amigos, pois o interesse público não é mesa de negociação política e sim o bem de todos.

    ResponderExcluir
Postar um comentário