UMA COARI QUE NÃO VOLTA ATRÁS



Não sou muito apegado a saudosismo por entender que a tendência da humanidade é o avanço e não o retrocesso, no entanto, acredito na preservação da memória, das boas memórias. Observando a imagem
desta foto, nossa memória é remetida a uma Coari muito diferente, provavelmente muito pacata e diferente da Coari que hoje vivenciamos. A diferença não é apenas a urbanística, mas acima de tudo a comportamental influenciada pelo crescimento econômico da cidade.

 A imagem acima é de um tempo que a Rua 15 de Novembro terminava antes de chegar à Casa Paroquial. Neste tempo, a Igreja, o Colégio Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e a Casa Paroquial formavam um único e exclusivo conjunto de edificações, postada sobre um único e exclusivo terreno. Uma demostração da hegemonia religiosa à época, da Igreja Católica através de suas ordens religiosas que chegaram junto com a formação das cidades do Solimões, no Amazonas. Hoje existe uma Rua Cortando a esquina Travessa Raimundo Mota que termina na Rua Gonçalves Lêdo, passando em frente à casa paroquial e ao colégio. Quando esta rua foi pavimentada pela primeira vez não sei, mas é um clara demostração dos pequenos avanços que vão formando as grandes mudanças que compõe a atualidade. 

Dizer que seria interessante que esta Coari da foto voltasse é um exagero do saudosismo que cada um de nós carrega alimentados pelas nossas boas recordações. O tempo não volta, o que podemos fazer é trabalhar para que a Coari do futuro seja melhor que a Coari do passado, com melhor qualidade de vida, educação, cultura e desenvolvimento. Que pavimentemos sonhos e ideais, sem sermos alimentados pelo ódio ou o rancor  pois nada de bom pode ser construído sobre sentimentos ruins. 

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. jOÃO pAULO sALES03/03/2012, 21:09

    ADOREI ESTA IMAGEM VC DEVERIA FAZER MAIS POST DA COARI ANTIGA.

    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato