UnATI-UEA inicia atividades de 2012 com cursos inéditos de qualificação para idosos

Em Destaque
Por -
0



A Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI-UEA) deu início, nesta quinta-feira (1), à programação de cursos e oficinas que serão realizados no primeiro semestre de 2012. Segundo o diretor da institu
ição, Euler Ribeiro, além dos cursos na área de saúde, a universidade ampliou o leque de opções para os idosos e passa a investir também na qualificação profissional voltada para o mercado de trabalho.

Para o primeiro semestre, a UnATI disponibilizou 22 diferentes cursos gratuitos nas áreas de saúde, qualidade de vida, arte e cultura, exercícios terapêuticos, informática e idiomas. Cerca de 1.700 idosos se inscreveram para participar. "Nós estamos implementando muito a formação de recursos humanos para aproveitar a mão de obra dos idosos no mercado de trabalho. Então, temos cursos de recepcionista, formação de cozinheiros, retirada de espinha, que isso é um mercado de trabalho que se amplia. A proposta é abrir espaço aos idosos em algumas empresas", disse Ribeiro.

A aposentada Cláudia Costa, 70, participa dos cursos oferecidos pela UnATI há dois anos. Atualmente, é membro do coral e está matriculada para aulas de hidroginástica e dança. "Eu acho muito bom. Ocupo o meu tempo de forma útil. A gente tem outro ritmo de vida, sai daquela rotina diária de cuidar de casa. É uma vida muito mais saudável", frisou.

O autônomo Roberto Alencar, 62, vai participar pela primeira vez dos cursos da UnATI. Ainda em ativa no mercado de trabalho, ele vai fazer o curso de inglês com a intenção de trabalhar durante a Copa do Mundo, em 2014. "Eu já tinha interesse em participar dos cursos, mas ainda não tinha dado para fazer. A UnATI é uma iniciativa muito boa para as pessoas da terceira idade para que a gente se qualifique e tenha oportunidade mais nessa vida porque geralmente o idoso é relegado a segundo plano. Agora eu espero que melhore para mim", disse.

Entre os cursos oferecidos pela UnATI estão os de idiomas (português, inglês, francês e espanhol), informática, empreendedorismo, boas práticas de atendimento ao cliente/marketing pessoal e organização de eventos, tendo alguns destes a parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

As oficinas são pilates, caminhada, exercitando o equilíbrio, teatro, coral, seresta, dança de salão, dança coreográfica, violão, fotografia digital, exercitando a memória e uma vida mais prazerosa, entre outros. Os cursos e oficinas acontecem de segunda a sexta-feira, em quatro unidades: Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA – avenida Carvalho Leal, n°1.777, Cachoeirinha, zona sul); Escola Superior de Ciências Sociais (ESO – avenida Castelo Branco, n° 504, Cachoeirinha, zona sul); Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/ nº, Aparecida, zona sul); e Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (rua Santo Antônio e avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona oeste).






Fotos: Roberto Carlos / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)