Núcleo de especialidades odontológicas da UEA realiza atendimento com qualidade para pessoas com deficiência

Em Destaque
Por -
0
Com três meses de funcionamento, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está se tornando referência em atendimento às pessoas com deficiência no Estado. Na unidade, em que funciona o Núcleo de Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Naop), são realizados cerca de 100 atendimentos, semanalmente, nas especialidades de endodontia, cirurgia oral-menor e periodontia.

O Naop tem profissionais especializados e estruturas físicas adequadas para o atendimento e, por isso, tem proporcionado mais qualidade na vida das famílias que necessitam do serviço, como a dona de casa, Jaira Guimarães, 34. Ela conta que sente mais segurança ao levar o seu filho, Cleiton dos Santos, 7 anos, para fazer os tratamentos dentários.  

"Eu gosto de trazer meu filho porque há uma preparação melhor para atender nossos filhos. Eu me sinto segura com o atendimento até porque toda a equipe têm paciência com as pessoas devido à realidade de cada paciente", disse.

Para a autônoma, Maria das Graças, 31, o centro é fundamental para a saúde de seu filho. "É muito bom poder contar com esses atendimentos mais específicos em nossa cidade. Antes, eu levava meu filho para outras clínicas, mas não era a mesma coisa como vejo hoje aqui, nesse centro, que acolhe muito bem nossos filhos e os pais que acompanham".

Formação profissional - Além de atender às demandas de saúde, o CEO também é um local de aprendizado e formação profissional para os futuros odontólogos no Estado. Todas as terças e quintas, 39 acadêmicos do 9º período do curso de odontologia da UEA realizam atendimentos na unidade, como parte da disciplina "Clínica de Pacientes Especiais".

Segundo o estudante André Cunha, 25, a vivência fora da sala de aula está agregando mais conhecimentos devido aos atendimentos diferenciados. "Essa vivência no Naop é muito importante para nosso currículo porque é um tipo de atendimento diferenciado com pacientes que precisam de uma atendimento mais especial. Quando estamos aqui, na clínica, nos deparamos com outra realidade fora dos bancos de sala de aula".

Conforme a coordenadora do Naop, Shirley Passos, a intenção é fazer também do centro um polo de ensino em diversas especialidades odontológicas da UEA. "Além de conceder essa assistência às famílias amazonenses com pessoas com deficiência, temos o objetivo de ampliar esse atendimento com cursos de capacitação e de especialização em outras especialidades de odontologia que a UEA oferece". 

Localização - O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da UEA está localizado na rua 4, nº 5, do Conjunto Celetramazon, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. A unidade atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Prefeitura de Manaus e da Policlínica Odontológica da UEA.

O centro conta com 12 consultórios e uma sala de raio X e cirurgia e os atendimentos são voltados tanto para as pessoas com deficiência quanto para outras especialidades, como ortodontia, cirurgia e periondontia.

CRÉDITO DAS FOTOS: W.REDMAN/AGECOM

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)