Estação de captação de água do Proama volta a operar e abastecimento retorna a partir desta quarta-feira

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus religaram, no final da tarde de ontem (terça-feira, 22), a estação de captação de água do Programa Água para Manaus (Proama) e os primeiros bairros devem começar a ter o fornecimento normalizado a partir desta quarta-feira, 23 de julho. A previsão é que até o próximo sábado todos os bairros afetados tenham o abastecimento normalizado.

A estação de captação do Proama foi danificada no dia 24 de junho, após uma balsa colidir em pilares da ponte que dá acesso à estação, avariando a adutora que leva a água do Rio Negro para a estação de tratamento. O trabalho de reparo completo da estrutura que foi destruída ainda deve demorar mais dois meses, no entanto, por determinação do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, a religação do sistema foi priorizada e o Proama voltou a operar, 29 dias depois do acidente.

Pela manhã, o governador José Melo e o prefeito Arthur Neto visitaram a estação de captação, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus. "Desde a madrugada de hoje (23/7) já estávamos fornecendo água para os grandes reservatórios do Jorge Teixeira, Nova Floresta e Mutirão. Pela manhã já estávamos com o reservatório do Nova floresta quase cheio e isso significa que até a tarde este bairro já receberá água nas casas", declarou o governador. De acordo com ele, o Proama trabalhará 24 horas por dia para que nos próximos dois dias seja normalizado o abastecimento nas casas das zonas norte e leste que foram prejudicadas após o acidente.

Ação compartilhada – A previsão inicial era que o funcionamento do Proama ocorresse no dia 30 de julho, mas esta data foi antecipada em uma semana. Para o governador José Melo, a ação compartilhada entre Governo e Prefeitura facilitou o andamento do trabalho. "A Prefeitura e o Governo juntaram-se e conseguimos vencer obstáculos por estarmos juntos, unidos, e porque trabalhamos aqui sábados e domingos", disse Melo, destacando também o empenho dos operários que trabalharam para a recuperação do sistema. "Ficamos alegremente surpresos de termos ganho esses dias importantes, afinal, na ponta estão famílias com problemas de falta d'água", declarou.

O Governo do Amazonas aguarda a finalização dos inquéritos na Polícia Civil e Capitania dos Portos para tomar providências quanto ao ressarcimento dos custos de reconstrução da ponte e da adutora, necessária para normalizar o abastecimento de água na capital. O valor investido pelo Governo do Amazonas na recuperação após o acidente foi de R$ 5,9 milhões.



FOTOS: ALEX PAZUELLO/AGECOM


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato