AÇÃO EM COARI COMEMORA 8 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA

Em Destaque
Por -
0

A Lei Maria da Penha (nº. 11.340), como ficou conhecida, completou oito anos neste dia 7 de agosto. Sancionada em 2006 com objetivo de aumentar o rigor das punições das agressões contra as mulheres. A medida entrou em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano, e, no dia seguinte, o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-mulher.

O apelido da lei homenageia a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que foi torturada e violentada pelo marido por pelo menos 20 anos, tendo, inclusive, sofrido duas tentativas de assassinato. Na primeira vez, ela levou um tiro nas costas e ficou paraplégica, e, na segunda, o marido tentou eletrocutá-la e afogá-la. Após a tentativa de homicídio, Maria da Penha tomou coragem e denunciou o marido. Ele só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou somente dois anos em regime fechado.

Desde então, Maria da Penha luta pela defesa da mulher. Em 1994, publicou o livro “Sobrevivi… Posso Contar”, o qual serviu de instrumento para que ela, em parceria com o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem) e o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL), formalizasse uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

A denúncia serviu como estopim para a criação da lei, que alterou o Código Penal, possibilitando que agressores de mulheres em âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada, além de não ser mais possível que o agressor seja punido com penas alternativas, entre outras medidas. A Lei Maria da Penha também assegura a inclusão da mulher em serviços de proteção.

Em Coari

A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos do Município de Coari, lembrou a data com uma vasta programação que durou toda a semana. Foram feitas palestras nas escolas e uma programação especial no quinta-feira (7) com ação de beleza da mulher, teatro, e informações para que as mulheres de Coari conheçam o seu direito.








Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)