PF lança nova fase de Lava Jato e leva tesoureiro do PT para depor

Em Destaque
Por -
0
AFP
Polícia Federal já está na nona fase da operação que investiga esquema de corrupção na Petrobras
A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira mais uma grande fase da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção dentro da Petrobras.
O homem que cuida das contas do PT, o tesoureiro João Vaccari Neto, foi conduzido à sede da PF em São Paulo para prestar depoimento.
Segundo depoimentos colhidos na Lava Jato, como o do doleiro Alberto Youssef, que fez uma acordo de delação premiada para colaborar nas investigações, Neto seria o operador do esquema de corrupção na Petrobras .

É mais um dia de notícias negativas para o governo - ontem foi confirmada a demissão da presidente da Petrobras, Graça Foster.
A Polícia Federal cumpre nesta manhã 62 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva no Rio de Janeiro e três de prisão temporária em Santa Catarina.
Há ainda 18 mandatos de conduções coercitivas (que obriga a pessoa a comparecer para depor) e 40 de busca e apreensão - Vaccari Neto foi alvo desses dois últimos.
A ação está sendo realizada nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.
Essa é a nona fase da operação, segundo a PF. A Lava Jato teve início há quase um ano, em 17 de março de 2014.
Em etapas anteriores foram presos Alberto Youssef, os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Nestor Cerveró, além de altos executivos de grandes empreiteiras do país.
O escândalo também já provocou a cassação do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), após a revelação de que o petista teria atuado para favorecer negócios de Youssef no Ministério da Saúde.
Nesta semana e na próxima estão sendo colhidos depoimentos pela Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, de executivos e funcionários das empresas suspeitas de envolvimento no escândalo.
Após esses depoimentos, a expectativa é de que ainda neste mês o Ministério Público Federal apresente denúncia contra políticos, que pode trazer o nome de mais de 30 parlamentares, incluindo os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros.

Agenda negativa

O início do segundo mandato de Dilma Rousseff tem sido extremamente difícil para o governo. A soma de economia fraca, apoio instável no Congresso e contínuos desdobramentos da Operação Lava Jato têm provocado uma sucessão de notícias negativas.
Apenas nesta semana, o governo foi derrotado na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, com a eleição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que promete independência em relação ao Planalto. E enfrentou o drama da saída de Graça Foster da presidência da Petrobras, que deve ter um novo comando anunciado na sexta-feira.
"O governo começa em meio a uma tempestade perfeita. Há uma situação frágil de governabilidade", observa o cientista político Fernando Abrucio, professor da FGV.
O historiador Daniel Aarão Reis, que já presidiu o PT do Rio de Janeiro, nota que "a presidente começa seu (segundo) governo precocemente enfraquecida".
Ele questiona a estratégia de tentar apaziguar as relações com as alas mais conservadoras do governo e da oposição e é uma voz dissonante ante a repercussão majoritariamente favorável à demissão de Graça Foster.
"A cada capitulação da presidente, o outro lado se radicaliza. O governo está agachado. Ele precisa de ousadia".
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)