Câmara vota redução da maioridade penal nesta terça-feira

Em Destaque
Por -
0

Estudantes acamparam na esplanada dos Ministérios para protestar contra a PEC da
maioridade penal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)




A Câmara votará, nesta terça-feira (30), a proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio e roubo qualificado. Entre os crimes classificados como hediondos estão estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes). Segundo a proposta, que altera o texto da Constituição, esses adolescentes deverão cumprir pena em estabelecimentos separados dos maiores de 18 anos e dos menores de 16. Para ser aprovada, a PEC precisa passar por dois turnos no plenário da Câmara  e conquistar , ao menos, 308 dos 513 deputados. Depois disso, vai para votação no Senado.

>> Relator da PEC da maioridade penal diz estar cansado de "esquerdistas e do PT" 

A perspectiva da votação, que deve acontecer durante a tarde, atraiu centenas de estudantes para as cercanias do Congresso Nacional. Contrários à proposta, eles protestam contra o projeto. A Polícia Militar estima que 200 pessoas participam do ato. A União Brasileira dos Estudantes (UBES) informou, em nota, que espera a chegada de mais de 5 mil estudantes de todo o país para participar do protesto.  Segundo a entidade, muitos acamparam na Esplanada dos Ministérios. A ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar garantindo a entrada da população ao plenário do Congresso.

>> Nove em cada dez defendem redução da maioridade penal, diz Datafolha

No último dia 17, uma comissão especial aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93, do deputado Laerte Bessa (PR-DF). Segundo o jornal O Globo, durante a análise da PEC, manifestantes protestaram dentro da Câmara contra a proposta. Segundo o G1, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, planeja controlar o acesso da população ao plenário por meio de senhas. Segundo ele, serão distribuídas senhas aos partidos políticos, de acordo com o tamanho de suas bancadas. Desse modo, os partidos com maior número de deputados terão também mais senhas para distribuir. O objetivo é evitar que ocorram tumultos, como os que ocorreram durante a análise da PEC.

A presidente Dilma Rouseff é contrária a PEC. De maneira geral, o PT é contrário a PEC da maioridade penal.  O governo é favorável a proposta do senador José Serra (PSDB-SP) , que aumente de 3 para 10 anos o tempo de internação de menores que cumprem medidas socioeducativas. Depois que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acelerou a votação da medida, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e a bancada do PT na Câmara passaram a admitir a discussão de alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para  contemplar a proposta de Serra.

Segundo o G1, o líder do PT na Câmara, o deputado Sibá Machado (PT-AC) , disse que tomará todas as medidas a seu alcance para atrasar a votação da medida-   do chamado “kit obstrução”  (que inclui a apresentação de requerimento para retirar tema de pauta, esvaziamento do plenário, entre outros) a tentativa de convencer os colegas de modo a obter votos contra a proposta.

O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ) , afirmou que a bancada do partido deve se reunir antes da votação, para tentar chegar a um consenso.

>> O jeito certo de discutir maioridade penal
>>Ari Friedenbach: "Reduzir a maioridade penal só deslocaria o problema"
>>Marisa Deppman: "Defendo a redução da maioridade penal sem limite de idade"
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)