100 DIAS DE UMA GESTÃO QUE TROUXE ESTABILIDADE ADMINISTRATIVA PARA COARI.

Em Destaque
Por -
3


Raimundo Magalhães completa os 100 primeiros dias administrando o município de Coari. Foto: Blog Em Destaque.

Desde  o dia 16 de Abril, quando foi diplomado e empossado como prefeito de Coari, Raimundo Magalhães vem administrando o município, que há 100 dias atrás estava passando por um momento de grande instabilidade administrativa e política, com alternância no poder, alternância esta que vinha trazendo prejuízos insanáveis para a o município. Ao iniciar a administração, o novo gestor municipal enfrentou alguns desafios... Dentre eles a falta de recursos financeiros disponíveis para desempenhar serviços essenciais, o que fez com que, após uma auditoria completa na prefeitura, o prefeito decretasse estado de emergência administrativa na prefeitura, para a partir daí poder organizar os serviços públicos e devolver a tranquilidade aos funcionários municipais que até então viviam a angústia de conviver com a incerteza de salários atrasados e da confusão que havia se estabelecido em torno do assunto.

Educação como prioridade

Uma das primeiras medidas foi priorizar a educação, uma vez que até o mês de abril, as aulas na Zona Rural ainda não haviam começado e mais de 6.000 crianças estavam fora de sala de aula. O prefeito Raimundo Magalhães, iniciou o diálogo com os professores, em uma reunião realizada em um ginásio municipal, quando entregou kits pedagógicos e assumiu o compromisso de comprar merenda escolar imediatamente, abastecer as embarcações para o transporte escolar e reiniciar o ano letivo no interior do município. Compromisso assumido, em menos de 01 mês desde que assumiu a prefeitura, as aulas na Zona Rural iniciaram devolvendo o sonho da educação para milhares de crianças que estavam fora de sala de aula e que finalmente voltaram a estudar. Na cidade, as escolas receberam manutenção e um anexo com capacidade para 600 alunos foi entregue, evitando assim que centenas de crianças ficassem fora de sala de aula. 

Planejando para executar

Após organizar a rede de ensino municipal foi possível a prefeitura iniciar  realizações de ações pontuais na saúde, atingindo metas de vacinação; no esporte abrindo os campeonatos municipais; na assistência social fortalecendo as redes de proteção social; na administração organizando o calendário de pagamento e a entrega de contracheques a funcionários que estavam há anos sem ver um documento tão simples e ao mesmo tempo tão importante para a vida funcional. As mais diversas áreas da administração pública municipal ganharam destaque em uma administração que estabeleceu como meta principal planejar e organizar antes de iniciar as ações. As empresas que antes, não participavam das licitações da prefeitura, passaram a prestar credibilidade ao processo licitatório feito dentro da lei e com total transparência, fazendo com que devido a grande demanda os pregões realizados pelo comitê de licitação entrassem madrugada à dentro. A segurança foi priorizada, e a discussão de meios para garantir aos cidadãos a sensação de segurança foi realizada com autoridades do judiciário e da polícia, e através de parceria com o governo do Estado, o prefeito entregou à população 07 novas viaturas policiais para intensificar as rondas nos bairros de Coari.

Enchente

Talvez dois maiores desafios destes 100 dias de gestão do prefeito Raimundo Magalhães na prefeitura de Coari foi devolver à população de Coari a estabilidade administrativa e enfrentar os desafios oriundos da maior enchente da história do município. Quanto à enchente, ao prefeito Magalhães assumir a prefeitura, os impactos já se faziam sentir. Foi preciso tomar medidas urgentes de construção de passarelas, pois muitas ruas já estavam intrafegáveis e também foi necessário elevar assoalho de muitas casas em que as famílias estavam sendo atingidas pela subida das águas, em resumo, foram feitas mais de 150 elevações de assoalhos de residências e construídas mais de 3.800 m² de passarelas e acesso as ruas atingidas pelas águas. Em parceria com o governo do Estado, famílias da Zona Rural receberam apoio, como cestas básicas, colchões, remédios e outros benefícios para enfrentar os impactos da enchente, um trabalho intenso que durou dias intensos de esforço e dedicação da defesa civil do município e do Comitê Municipal de Enfrentamento aos Efeitos da Enchente.

Estabilidade Administrativa

Mas sem dúvida a estabilidade administrava, foi uma grande conquista. Um governo sério, que começou a administração com respeito e dignidade com a coisa pública, mudando a imagem do município perante o Estado do Amazonas. Coari deixou de ser visto como um lugar onde a corrupção e outras práticas nocivas à sociedade aconteciam abertamente, para um município onde a tranquilidade e o respeito aos cidadãos se tornaram medidas adotadas pela administração municipal. Em 100 dias, o prefeito Raimundo Magalhães realizou uma verdadeira maratona as mais diversas instituições públicas e privadas do Estado, dentre elas o poder judiciário, as empresas de comunicação, as secretarias estaduais, as demais empresas que receberam o prefeito como representante deste novo momento de credibilidade para com o município de Coari. A imagem de um município cheio de confusão e de problemas deu lugar a um município que merece o respeito e a confiança das instituições do Estado do Amazonas, principalmente do Governo do Estado do Amazonas e da Assembleia Legislativa. No município, também é possível perceber que e estabilidade política trouxe novos ares para os cidadãos que sabem que agora há um governo municipal que trabalha dentro da legitimidade, com responsabilidade e respeito.

Coari Urgente

Em apenas 100 dias, com todo o resgate da governabilidade a gestão de Raimundo Magalhães iniciou uma medida que tirou o município inércia total, gerando emprego e renda. A prefeitura lançou o plano Coari Urgente, com medidas nas mais diversas áreas: saúde, assistência social, limpeza pública, recuperação asfáltica, recuperação de meios fios, iluminação pública, restauração de prédios públicos, em fim, uma série de ações para retirar o município da situação de abandono em que Magalhães encontrou, quando assumiu a prefeitura. O mais importante do lançamento do Plano Coari Urgente foi o fato de o planejamento não ficar apenas no papel ou nas planilhas e sim de as equipes que estão trabalhando dia e noite, estarem na prática trabalhando e executando as ações do plano, e toda a população pode ver isto. Pouco a pouco já dar para perceber que as mudanças para melhor já estão acontecendo, mudanças que geram emprego e dão qualidade de vida para os coarienses. 

Estão sendo 100 dias que valem a pena, e que servem de preparativos para outras ações, maiores, que virão em breve, segundo anunciou o prefeito de Coari: “Estamos comemorando esses 100 dias como dias em que pudemos devolver a autoestima aos coarienses e iniciamos a recuperação de nosso município – afirmou Raimundo Magalhães – “enfrentamos nesses dias o desafio da falta de transição de governo, da falta de recursos, da enchente e de tantos outros problemas, no entanto, não desanimamos diante de tantos desafios, trabalhamos dias e noites para mudar o quadro, e hoje, as pessoas de bem já enxergam o quanto Coari melhorou! “Nosso município vai melhorar muito mais, pois estamos dispostos a trabalhar para trazer o desenvolvimento que o povo de Coari espera” – concluiu.
Tags:

Postar um comentário

3Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. 100 dias de promessas inafundável, o povo passando fome, desemprego e perseguição, o quando e que o dinheiro de coari vs deixara de ser levado para desembargado ,ministro etc.só Magalhães estamos em sua cola não vai demorar coce vai ser colega do zê Dirceu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vdd mano Corrupção há em todo lado, na Europa, EUA, Ásia, etc. Mas no Brasil corrupção virou cultura política. é um ladrão saindo e outro entrando.....hoje m coari o caos está plantado: pais tristes por se preocupar com o pão que está sendo tirado da boca de seus filhos.........cerca de 3 mil pessoas foram demitidas. E coari chora por conta da inresponsabilidade de um politico que só pensa nos próprios interesses.....

      Excluir
    2. .mas nós tamos de olho...........e não se esquece do que aconteceu com o igson monteiro......tu também tens um posto e vários estabelecimentos comerciais

      Excluir
Postar um comentário