Eduardo Cunha articula mudanças para votar novamente a redução da maioridade

Em Destaque
Por -
0
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o PMDB articulam uma nova proposta para tentar reduzir a maioridade penal, hoje de 18 anos, para 16 anos. A negociação acontece após o Plenário da Câmara rejeitar um dos projetos para reduzir a maioridade.

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)


Na madrugada de terça para quarta, o Plenário da Câmara rejeitou o substitutivo da proposta de emenda da Constituição que reduz a maioridade penal. Esse texto definia que a maioridade seria reduzida para 16 anos apenas para crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado. Além disso, o texto determinava que a pena fosse cumprida em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores de 16 anos.

Já o texto original, que ainda não foi votado, determinada que a maioridade seja reduzida para 16 anos para todos os crimes, e que a pena seja cumprida no mesmo estabelecimento que os maiores de 18 anos.
Segundo o portal G1, Cunha não acredita que o texto original, mais rigoroso do que o rejeitado pela Câmara, tenha chances de passar em duas votações no Plenário. “Certeza absoluta que não vai passar uma redução plena. Se não passou uma redução parcial, não é a plena que vai passar. Ninguém aqui tem ilusão em relação a isso", disse.

Isso não significa que o presidente da Casa desistiu da redução da maioridade. Eduardo Cunha e o PMDB já iniciaram articulação no Congresso para tentar chegar a um texto intermediário com condições de ser aprovado. Segundo a Folha de S. Paulo, uma das ideias é flexibilizar mais a proposta, por exemplo reduzindo o número de crimes a que a redução da maioridade pode se aplicar.

Se os deputados conseguirem negociar um acordo, a nova proposta pode ser colocada em votação ainda esta semana ou na próxima.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)